quarta-feira, abril 06, 2011

Hoje é dia mundial da atividade física!

Oi meninas, tudo bom? Descobri no blog da Rafaela que hoje é dia mundial da atividade física e por isso, resolvi dedicar um post a esse dia tão especial para nós! rs

Que a atividade física é importante para nossa saúde todos nós sabemos, mas você sabe exatamente o que ela faz em nosso organismo? Achei uma matéria interessante na internet e achei que valia a pena postá-la aqui no blog.

Se alguém quiser ler a matéria completa clique aqui.

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS
Os benefícios cardiovasculares das atividades aeróbicas são bem conhecidos. Como eles exigem uma maior atividade do coração, que é um músculo, fortalecem-no e o tornam mais eficiente. Todo o organismo é beneficiado pelas atividades aeróbicas. Os benefícios incluem:

Maior eficiência cardíaca

Um coração mais forte é capaz de bombear mais sangue a cada batimento. Portanto, o coração não precisa bater tão rápido durante o repouso ou a atividade física.

Perda de peso

A associação de uma dieta alimentar balanceada e a prática regular de uma atividade física aeróbica permite a redução do peso.

Melhor saúde mental

A prática regular de atividade física aeróbica promove a liberação de endorfinas, substâncias naturais com ação analgésica. Além disso, as endorfinas combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.

Fortalecimento do sistema imunológico

Pessoas que praticam exercícios físicos regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como resfriados e gripes. Acredita-se que os exercícios aeróbicos ajudam a ativar o sistema imunológico e prepará-lo para combater infecções.

Maior disposição

Os exercícios físicos podem deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após o treinamento, mas posteriormente aumentam a disposição e reduzem a fadiga.

Menor risco de doenças

O excesso de peso é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e alguns tipos de câncer. Perdendo peso, você apresenta um menor risco de desenvolver estas doenças. Além disso, atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhada, por exemplo, podem reduzir o risco de osteoporose e suas complicações. Em pacientes com artrite, boas opções que evitam o estresse articular são a natação e a hidroginástica.

Maior expectativa de vida

Em 1986, os resultados do Harvard Alumni Health Study, publicados no New England Journal of Medicine, comprovaram cientificamente que a prática de exercícios físicos está diretamente relacionada com uma maior expectativa de vida. Desde então, novos estudos têm demonstrado resultados semelhantes.

Maior força muscular

Os exercícos aeróbicos estimulam o aparecimendo de pequenos vasos sangüíneos nos músculos. Assim, o organismo consegue fornecer maiores quantidades de oxigênio para o tecido muscular, removendo o que é indesejável no metabolismo, como o ácido láctico, por exemplo. Assim, é possível combater a dor muscular crônica, a fibromialgia e as dores lombares.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA QUEM PRETENDER PRATICAR EXERCÍCIOS AERÓBICOS
O primeiro passo antes de iniciar um programa de atividade física é conversar com um médico, principalmente pessoas com mais de 40 anos, fumantes, que consomem bebidas alcoólicas, são sedentárias, obesas ou apresentam alguma doença crônica. Um médico pode ajudar a desenvolver um programa mais adequado para cada pessoa.

Para entrar em forma, não é necessário se tornar um atleta de ponta. Cerca de 30 minutos de atividade física por dia, quatro vezes por semana, é suficiente.

Comece aquecendo os músculos com uma caminhada de cinco a dez minutos. Em seguida, faça alongamentos por mais cinco ou dez minutos, antes de iniciar os exercícios. Não faça alongamento com os músculos frios. Uma seqüência indicada para corredores é iniciar com uma caminhada e continuar com um alongamento muscular, finalizando com a corrida. Ao final, alongue novamente. Se você só tiver tempo para uma sessão de alongamento, deixe para alongar após a atividade física.

No começo, vá devagar. Podem ser necessárias algumas semanas para conseguir realizar cerca de 20 a 30 minutos de atividade física contínua.

Achei também um vídeo no youtube sobre os dez maiores mitos dos exercícios físicos:


Achei muito interessante as duas matérias, e aprendi muita coisa com elas! Espero que gostem!

Não sei se vai dar pra passar no blog de vocês hoje, se der eu passo, se não der, amanhã eu faço!
Um beijo! 

8 comentários:

Anna disse...

meninaaa, adorei as dicas, eu preciso msm por o corpinho em movimento
bjim

Viagens da Família Werner Rodrigues Coutinho disse...

BOm né... e vc?? Já balançou o esqueleto hj?? Eu já... acabei de voltar da malhação e foi tudibom!!! bjs

Bru disse...

malhar é mesmo tudo de bom, muda a vida das pessoas!!! boragastar umas calorias!

Aline Delgado disse...

Que legal nem sabia que tinha um dia dedicado aos exercicios rs bom saber
malhar é bom em todos os sentidos
bjos

Carol Prestes disse...

Adorei as dicas, Bárbara!

Mari disse...

Nao sabia que esse dia era tão importante!! Um incentivo pra começar!!!
Beijos,
Mari

Rafaela disse...

Eiii Barbara!!

BOm saber o dia da atividade fisica! Estou fazendo todos os dias (exceto o dia de chuva)e estou amando, pq estou economizando com a academia!
Pedalo cerca de 12 km (ida e volta) da faculdade, ao todo são, em media, 1h e 20 min de axercicio diario!
Vou manter assim durante o meu emagracimento, e enqto a minha rotina esta corrida! Depois volto a academina!

Em falar nisso, no seu outro post, Sua perna e barriga coçam durante a atividade?!?! Q loucura, nunca vi isso.. vou ate pesquisar! rs
Se descobrir, me conta, pois fiquei curiosa!

Bjao e sorte para nos!

Juliana disse...

Dicas são muito importantes... valeu


Beijinhos