quarta-feira, março 23, 2011

Bicileta x Esteira

Oi meninas, tudo bom? Bom, no post anterior recebi vários conselhos para largar a coca-cola e decidi que vou largando aos poucos. Como algumas meninas disseram, vou evitá-la ao máximo durante a semana e deixá-la para o fim de semana. Vamos ver como vai ser! rs


Mas hoje vim falar sobre AF. Não estou fazendo ainda (triste), mas preteno fazer. Tenho uma esteira em casa, mas a preguiça fala mais alto! :/ Eu acho mais fácil fazer bicicleta, parece que aguento mais o exercício. Mas tendo uma esteira em casa, dá aquele negocinho no peito de gastar dinheiro com mais uma bicicleta né? Eu não pretendo entrar para a academia por enquanto. Não quero ganhar massa muscular agora, quero perder peso! Esse é meu principal objetivo, por isso, decidi deixar a academia pra mais tarde! E mesmo se eu fisesse academia, eu gostaria de fazer exercícios diariamente, inclusive fim de semana, então é interessante ter uma aparelho desse em casa, pelo menos pra mim. Correr na rua não dá, meu bairro é bem comercial então fica meio difícil correr na rua! Bom, para tirar essa minha dúvida entre esteira e bicicleta, resolvi procurar na internet o que os especialistas falam.


Aí vai uma matéria que achei no site Jornal Vale Paraibano sobre isso. É bem rapidinho, vale a pena ler! 

Bicicleta x Esteira 

Qual é mais eficiente?
Quem busca afinar a silhueta sem ter de encarar a rotina de uma academia, com aulas cujo objetivo é massacrar calorias, geralmente se escora em uma bicicleta ergométrica ou uma esteira --aparelhos de exercícios aeróbicos, que movimentam o corpo e dão uma força quando o assunto e diminuir a cintura.

O dilema, no entanto, aparece segundos depois: qual é mais eficiente?

O ValeParaibano responde. Após ouvir profissionais de Educação Física, pesquisar em livros especializados e conversar com alunos de várias academias, a reportagem constatou que a esteira responde pelos melhores resultados.

Antes de comprovar as benesses do caminhar, porém, é preciso esclarecer ao leitor que a queima de calorias (em qualquer atividade) depende da intensidade e da duração da atividade física. Ou seja, quanto mais você se esforça, maior é seu gasto calórico.

Voltando à relação entre a bike ergométrica e a esteira, a segunda opção otimiza os resultados porque a massa muscular envolvida no movimento é maior: panturrilha, coxas, costas, glúteo, abdômen e ombros (os quatro últimos são mais exigidos quando a caminhada é acelerada). Na bike, não. Tudo fica restrito aos membros inferiores. A vantagem da ergométrica é que ela provoca um impacto menor nas articulações justamente por não deslocar o peso do indivíduo (que acontece na esteira).


MÃOS À OBRA -- Se você realmente optar pela caminhada após ler esta reportagem, aqui vão algumas dicas para que o exercício 'renda'.

É bom ter em mente que é preciso caminhar com vontade para perder centímetros de gordurinhas. Se arrastar na esteira só contribui para deixar a atividade enfadonha e a desistência passa a ser questão de tempo.

As passadas devem ser contínuas - isso mantém o equilíbrio bioquímico do corpo, o que protela a fadiga durante o exercício.

O ideal é começar com pequenas séries de 15 minutos três vezes por semana e ir acrescentando cinco ou dez minutos, gradativamente, até chegar a uma hora e em cinco vezes por semana.

Para que você conheça o gasto calórico aproximado da atividade, dê uma olhadela na tabelinha abaixo. Ela foi baseada em uma pessoa de 60 quilos, que pratique 30 minutos ininterruptos de atividade física: andar de bicicleta - 126 calorias, andar na esteira elétrica - 156; andar rápido na esteira elétrica - 270 e a bicicleta ergométrica em ritmo acelerado - 230.


SUB-DIVISÃO -- Outra dúvida frequente fica por conta do caminhar em uma esteira ou em um parque, por exemplo. Qual é a melhor opção?
Pode ser mais agradável dar umas voltas ao ar livre, mas, o consumo de calorias é praticamente o mesmo se você fizer isso em cima de uma esteira. O aparelho, porém, permite que você monitore a caminhada (velocidade, distância percorrida e até os batimentos cardíacos). Outra coisa importante é que a esteira onde você pisa oferece um amortecimento maior que o chão 'duro'. Logo, é feita sob medida para quem tem articulações delicadas.

Bom, acho que vou ficar com a esteira mesmo. Vou ter que fazer um esforção pq pra mim é muito chato, mas vamos lá. Quero ouvir tb a opinião de vocês! O que vcs acham? 
Um beijo.

14 comentários:

LeDesigner disse...

Oi Menina, blza?
Fico feliz que valeu a dica da Coca...sempre que precisar pede!
Sobre a esteira..é otimo ter em casa..ai não tes desculpa nenhuma de não fazer!! E o proximo passo é academia!! Depoois que a gente pega o gosto..é maravilhoso. demora, eu sei, mas é pra vida toda!!!! Boa sorte na escolha...meu voto é apra esteira!!
Beijos
http://80diasparaemagrecer.blogspot.com

May disse...

Oii, se for pra fazer exercício sozinha, eu prefiro esteira. Mas se estou na academia, não falto no spinning, acho bem melhor!
Beijo!

Sueli disse...

Oi Bábara. Primeiramente obrigada pela visita. Amei a reportagem, eu prefiro a esteira mas não teria uma em casa (não funciona, só ocuparia espaço). Minha AF é caminhada de 2km e corrida de 1,2km e já diminui uns quilinhos. Estive no Rio este final de semana e simplesmente adorei. Vou te seguir. Beijos e boa sorte

Talita Oliveira disse...

Oi Bárbara! Eu prefiro esteira e parece que é bom né? Menina vc tem uma em casa? Está esperando oq? hehehe quero comprar uma esteira depois dessa agora!

Bjs

Dieta da Roberta disse...

Oi... eu gosto mais de esteira!!!! Geralmente faço meia hora de caminhada, depois acelero mais meia hora!!!

Quanto a minha operação... é de varize e eu já escutei 4 médicos diferentes... 3 disseram que era necessário operar e 1 disse que não era!!!

Esse ultimo que fui ontem me passou mais segurança... ele disse qeu posso operar agora... e depois, quando quiser ter filho, terei que operar de novo!!! Ou espero ter um bebê pra depois operar 1 vez só!!!

Acho que vou esperar!!! rs

Boa quarta pra ti!!!
Bjocas

Bina disse...

Obrigada pela visita lá no blog, acho que a esteira é bem melhor e se vc tem em casa então perfeito!!!

Super bju

Carol Prestes disse...

Olá, Bárbara!

Eu corro na minha rua, que ao contrário da sua, só tem casas...tem dia que nem passa carro :) Mas isso é cada vez mais raro, né?

Eu já tive esteira, quando morava na cidade "grande" e uma dica que deixo é vc usar enquanto vê um programa de TV de que gosta. Vc presta atenção ao programa e nem repara que de repente já andou 1 hora!

Outra sugestão pra vc parar de beber coca light: encha um copo de coca light e ponha 1 osso de galinha dentro. Depois de 3 dias me diz o que aconteceu :)

Boa sorte e obrigada pela visita.

Estou seguindo vc tb...firme, hein!

RAFAELA O. SAHIB disse...

Seja sempre bem vinda ao meu blog, tb ja estou t seguindo e estarei sempre por aqui te dando forças. Gostei bastante da materia bike X esteira, sempre achei q bike gastava mais calorias, mas agora vi q é o contrario.
Bjsssss e força

Viagens da Família Werner Rodrigues Coutinho disse...

Oi Barbara...
Eu particularmente acho mais legal a bicicleta... mas acabo sempre fazendo esteira.... Faço academia pq quero emagrecer endurecendo... acho que é um caminho só!!!
bjs

Maria disse...

Oi Barbara, obrigada pela visita, amei conhecer teu blog, show..vou te seguir

Eu tenho uma bicicleta e jump, mas meu sonho era uma esteira, então fço caminhada quase todo dia, acho que emagreço melhor!
Bjos e uma ótima tarde!

Beel disse...

Oii querida, vim conhecer o seu cantinho e me indentifiquei muito com vc... sabe pq?!
Estou pesando quase o mesmo peso que vc e a minha meta é igual a tua 58 kgs e por incrivel que pareça tb tenho uma esteira em casa e a preguiça me mata, mais lendo a sua postagem percebi que tenho a faca e o queijo na mão.

Como diz aquele ditado, se tem 1 limão, faça uma limonada... eheheheh

vou te seguir....

(¯`·.¸¸. °ºFabiº° ;-.¸¸.·´¯) disse...

Adorei seu blog. Te achei no blog da Roberta...

Beijinhos

Gaby disse...

Oi Bárbara,
prefiro a bicicleta...
esteira me da uma preguiça... rs
Se bem que gosto de fazer caminhada (na rua)

Beijooo

Rose disse...

Por incrivel que pareça prefiro a esteira, o problema e que fico olhando muito no reloginho kkk
bjinhus flor